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CABEÇALHO

CONTEÚDO

Assinatura Digital de Documentos
Microsoft Word 2003
Depois de aberto o documento, é necessário proceder aos seguintes passos:

1. Abra o menu Ferramentas (Tools), e depois seleccione Opções (Options).

2. O passo anterior abriu uma caixa, onde deverá seleccionar o separador Segurança (Security), e de seguida clicar no botão Assinaturas Digitais… (Digital Signatures…).

3. O passo anterior abriu nova caixa, onde deverá clicar no botão Adicionar… (Add…).

4. Escolha o certificado que pretende (correspondente à assinatura digital), e de seguida clique em OK.

5. Na nova caixa apresentada, digite o código PIN do seu cartão, e clique em OK.

6. Clique novamente em OK, finalizando desta forma o processo de assinatura digital.

A partir deste momento o documento tem a sua assinatura, estando representada pelo ícone que se encontra na barra de estado do Word.
Microsoft Word 2007
Nota prévia às instruções de assinatura: no processo de Divórcio e Separação de Pessoas e Bens apenas são aceites os formatos TIF, TIFF, PDF, DOC, RTF e ODT, pelo que aconselhamos a que, neste caso, grave o documento na versão de Word de 97-2003, antes de proceder à assinatura digital:

1. Clique no botão Microsoft Office (situado no canto superior esquerdo), passe com o rato por cima da opção Guardar Como (Save As), e de seguida clique em Documento Word 97-2003 (Word 97-2003 Document).

2. Clique de seguida no botão Guardar (Save).

Para proceder à assinatura digital, deverá agora efectuar os passos seguintes:

1. Clique no botão Microsoft Office (situado no canto superior esquerdo), seleccione a opção Preparar (Prepare), e de seguida clique em Adicionar uma Assinatura Digital (Add a Digital Signature).

2. Clique em OK.

3. Na nova caixa apresentada, se pretender pode introduzir uma nota sobre o objectivo da assinatura. Se o certificado com o qual pretende assinar o documento não está correcto, é também nesta caixa que pode alterar esta propriedade, clicando em Alterar… (Change…). Clique em Assinar (Sign), para proceder.4. Digite o código PIN do seu cartão, e clique em OK.

5. Clique novamente em OK, finalizando desta forma o processo de assinatura digital.

A partir deste momento o documento tem a sua assinatura, estando representada pelo ícone que se encontra na barra de estado do Word.
OpenOffice
Depois de aberto o documento, é necessário proceder aos seguintes passos:

1. Abra o menu Ficheiro (File), e depois seleccione Assinaturas Digitais… (Digital Signatures...).

2. Na caixa apresentada, clique em Adicionar… (Add…).

3. Escolha o certificado que pretende (correspondente à assinatura digital), e de seguida clique em OK.

4. Clique novamente em OK.

5. Digite o código PIN do seu cartão, e clique em OK, finalizando desta forma o processo de assinatura digital.

A partir deste momento o documento tem a sua assinatura, estando representada pelo ícone que se encontra na barra de estado do OpenOffice.
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